HISTÓRICO DO GRUPO

O GESESC foi criado em 2009 por Diego Sarmento de Sousa e Luiz Carlos Rabelo Vieira, ambos Licenciados Plenos em Educação Física e acadêmicos de Fisioterapia da UEPA, com o objetivo de pesquisar e desenvolver novos conhecimentos sobre o fenômeno do sedentarismo em seus diversos contextos e potenciais determinantes, assim como sua associação a diferentes patologias, através dos métodos epidemiológicos em grupos populacionais distintos (escolares, universitários, trabalhadores, grupos especiais, outros).>>>Mais informações>>>

PROJETOS DE PESQUISA

Esta sessão tem por objetivo divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo GESESC. São eles:

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO SEDENTARISMO EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL NA ZONA URBANA CENTRAL DE SANTARÉM-PARÁ (2010 - ATUAL).

Descrição: O estudo pretende verificar os fatores de risco que mais se associam ao sedentarismo em adolescentes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação em Santarém. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo-transversal de caráter populacional. A pesquisa será realizada em três escolas da Rede Estadual de Educação, localizadas na zona urbana central na cidade de Santarém-Pa. São elas: Escola Álvaro Adolfo da Silveira; Colégio São Francisco; Escola Rodrigues dos Santos. O público-alvo da pesquisa serão os adolescentes que cursam o Ensino Médio nos turnos da manhã e da tarde. A amostra será composta de 535 adolescentes, que representa um erro amostral de 0,04 (4%). Para participar do estudo, o sujeito deverá: possuir idade entre 13 e 19 anos; estar matriculado e estudando regularmente; assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo voluntário ou pelo seu responsável; não ter sido acometido por doenças ou problemas osteomioarticulares na semana anterior à aplicação dos questionários. Serão utilizados dois questionários retrospectivos, o IPAQ (International Physical Activity Questionarei) e um segundo questionário que consistirá de perguntas sobre questões socioeconômicas, demográficas, ambientais e de saúde, entre outras. Espera-se confirmar a influência dos fatores de risco sobre a prevalência do sedentarismo entre os adolescentes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação na zona urbana central de Santarém..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Luiz Carlos Rabelo Vieira - Integrante / Adjanny Estela Santos de Souza - Coordenador / Maria Eduarda de Macêdo Basso - Integrante / Herbert Halley Gomes de Castro - Integrante / Itaíne Silva Reis - Integrante / Pollyana da Conceição Andrade Silva - Integrante / Diego Sarmento de Sousa - Integrante.

Imagens:
Pesquisa de campo - maio de 2010

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO DIABETES MELLITUS TIPO 2 (DM2) EM SANTARÉM-PARÁ (2010 - ATUAL).

Descrição: O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) corresponde a cerca de 80 a 90% de todos os casos de diabetes. Ocorre em geral, em indivíduos obesos com mais de 40 anos de idade, de forma lenta e com história familiar de diabetes. Os fatores de risco comportamentais e do meio ambiente, bem como à predisposição genética têm causado o desenvolvimento de DM2. O conhecimento dos fatores associados ao desenvolvimento do DM2 nos permitirá a identificação precoce dos indivíduos de risco para desenvolver a doença com maior gravidade tais indivíduos se beneficiarão de intervenções higieno-dietéticas ou mesmo medicamentosas, o que poderá prevenir o surgimento das conseqüências metabólicas do DM2. Desta forma, poderemos atingir uma redução da morbidade e da mortalidade relacionadas ao diabetes, assim como uma redução dos custos do tratamento da doença e de suas complicações. Assim, o presente trabalho pretende identificar os fatores de risco associados ao desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em pacientes no município de Santarém-Pará, através da realização de dosagens bioquímicas e verificação de outros fatores relacionados ao desenvolvimento da doença como: idade, índice de massa corporal, hipertensão, parentesco em primeiro grau com diabéticos, membros de grupos étnicos de alto risco, história de macrossomia fetal ou diagnóstico anterior de diabetes gestacional, dieta, dislipidemias, sedentarismo, etc. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Adjanny Estela Santos de Souza - Coordenador / Diego Sarmento de Sousa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - Bolsa..

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO SEDENTARISMO, OBESIDADE, HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, CAMPUS DE SANTARÉM (2010 - ATUAL).

Descrição: A proposta em estudo consiste em verificar os fatores de risco que mais se associam ao desenvolvimento do sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 em acadêmicos da Universidade do Estado do Pará, Campus de Santarém. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica descritivo-transversal (PEREIRA, 1995). O público-alvo da pesquisa serão os acadêmicos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará, Campus de Santarém. De acordo com a coordenação do campus, em 2010, o público discente é de 595. Esses dados foram adquiridos através de uma sondagem realizada em abril de 2010 no Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA). Serão selecionados para compor a amostra geral 170 acadêmicos, que representa um erro amostral de 0,05 (5%). Para participar do estudo, o voluntário deve possuir idade cronológica entre 18 e 29 anos, estar devidamente matriculado e estudando regularmente na instituição. Para a coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, será realizada a avaliação física (IMC e IRCQ), aferição a pressão arterial de repouso, coleta de material biológico (sangue) além da utilização de um instrumento retrospectivo de autorrecordação das atividades físicas diárias e um questionário para caracterização das variáveis independentes (fatores de risco). Os resultados serão processados através de recursos da estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, mínimo, máximo, amplitude, média, desvio-padrão e coeficiente de variação), mediante utilização do programa Excel (Microsoft for Windows – 2007). Posteriormente, alguns dados serão transferidos para o aplicativo Bioestat® 5.0, de modo a estabelecer a associação entre as variáveis do estudo através da aplicação dos Testes Odds Ratio (OR) e Qui-Quadrado (X²) para análise das variáveis categóricas de acordo com as especificidades da amostra, com adoção de p<0.05 para a significância estatística e intervalo de confiança (IC%) de 0,95.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Luiz Carlos Rabelo Vieira - Integrante / Adjanny Estela Santos de Souza - Coordenador / Diego Sarmento de Sousa - Integrante.

Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010

Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010
Pesquisa de campo - 2010


Um comentário:

  1. Thanks for posting this valuable information, really like the way you used to describe. Hope I'll get such posts in future too.

    www.norton.com/setup | www.office.com/setup | www.mcafee.com/activate | www.office.com/setup

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br