HISTÓRICO DO GRUPO

O GESESC foi criado em 2009 por Diego Sarmento de Sousa e Luiz Carlos Rabelo Vieira, ambos Licenciados Plenos em Educação Física e acadêmicos de Fisioterapia da UEPA, com o objetivo de pesquisar e desenvolver novos conhecimentos sobre o fenômeno do sedentarismo em seus diversos contextos e potenciais determinantes, assim como sua associação a diferentes patologias, através dos métodos epidemiológicos em grupos populacionais distintos (escolares, universitários, trabalhadores, grupos especiais, outros).>>>Mais informações>>>

NOTÍCIAS

II CONGRESSO AMAZÔNICO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

APRESENTAÇÃO

A Universidade do Estado do Pará, Campus XII - Santarém realizará, entre os dias 06 e 10 de junho, o II Congresso Amazônico de Saúde e Qualidade de Vida com o tema: "A humanização no contexto da saúde". O evento terá como principal objetivo estimular o debate entre diferentes setores e atores sociais sobre o processo de humanização no contexto do SUS, no sentido de refletir a efetividade de seus princípios tendo como foco principal contribuir com a revisão nas práticas de saúde visando à melhoria da qualidade e à eficácia dos serviços vinculadas ao SUS. A programação do evento será composta por palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, outros. Aguardamos a sua presença!

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

FAVOR SIGA RIGOROSAMENTE AS ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS

PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS: 01 de ABRIL a 06 de MAIO de 2011.

Só serão aceitos trabalhos inéditos que não tenham sido apresentados em congressos nacionais ou internacionais ou submetidos à publicação. O não cumprimento de quaisquer das instruções abaixo descritas implicará automaticamente na rejeição da publicação do trabalho no Congresso.

Os autores têm duas possibilidades de submissão, no formato de artigo ou resumo expandido. O formato de artigo implica na apresentação oral do trabalho e na forma de resumo expandido a apresentação é no formato de banner.

Cada interessado poderá submeter até dois trabalhos, como primeiro autor, independente da categoria e quantos quiser como coautor; Não serão aceitos trabalhos com mais de 06 autores. Só serão submetidos trabalhos em Português.

FORMATO DO ARTIGO:

- O ARTIGO estruturado de 06 a 10 laudas, deverá ser enviado digitado em Word todo em letra ARIAL 10, espaçamento um e meio, justificado, sem incluir gráficos ou figuras que não sejam criados a partir do programa Word for Windows, não sendo viável a utilização de outras cores, apenas branco e preto. Configurar a folha como A4, com todas as margens de 2 cm. O teor científico do trabalho deve ser pesquisa concluída com apresentação de resultados. Não serão aceitas pesquisas bibliográficas.

- Devem constar destacados os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito; b- Identificação: na linha seguinte logo embaixo do título, colocar em sequência o nome e sobrenome do autor e coautor(es), separados por virgulas, sem nenhum tipo de titulação, seguido do nome da instituição, cidade, estado, país e e-mail de contato do 1° autor do trabalho (evite descrição muito detalhada, referenciando apenas a mais relevante); c- Resumo: deve conter objetivo, metodologia de forma sintética, resultados e conclusão; d- Palavras-chave: destacar de três a cinco palavras-chave; e- Introdução e Objetivo do estudo em tópicos separados; f-Metodologia: descrever a amostra e os métodos e protocolos utilizados, bem como as análises estatísticas; g- Resultados e Discussão: é obrigatória a apresentação dos principais dados, de preferência em forma de tabela, ou em texto que apresente claramente os valores e/ou descrições claras dos resultados do estudo. Não serão aceitos resumos com frases como: “os resultados serão apresentados ...” ou “foram encontradas diferenças...” sem apresentar nenhuma evidência; h- Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto; i- Referências Bibliográficas: de acordo com as normas da ABNT (modelo em anexo).

ATENÇÃO: para a submissão de trabalho no formato de artigo deverá também ser enviado o arquivo do resumo expandido, pois caso não seja aprovado para a comunicação oral ele poderá ser avaliado como resumo expandido – banner. Caso contrário, será excluído na primeira avaliação do Congresso.

FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO:

 - O resumo estruturado deverá ser enviado digitado em Word todo em letra ARIAL 10, espaçamento um e meio, parágrafo único e justificado, em no máximo três laudas e utilizando TODO o espaço disponível para o resumo, sem incluir gráficos ou figuras que não sejam criados a partir do programa Word for Windows, não sendo viável a utilização de outras cores, apenas branco e preto. Configurar a folha como A4, com todas as margens de 2 cm.


- Devem constar destacados os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito, contendo no máximo 2 linhas; b- Identificação: na linha seguinte logo embaixo do titulo, colocar em sequência o nome e sobrenome do autor e coautor(es), separados por virgulas, sem nenhum tipo de titulação, seguido do nome da instituição, cidade, estado, país e e-mail de contato do 1° autor do trabalho (este tópico completo pode conter no máximo quatro linhas, portanto, evite descrição muito detalhada, referenciando apenas a mais relevante); c- Introdução e Objetivo do estudo em tópicos separados; d-Metodologia: descrever a amostra e os métodos e protocolos utilizados, bem como as análises estatísticas; e- Resultados e Discussão: é obrigatória a apresentação dos principais dados, de preferência em forma de tabela, ou em texto que apresente claramente os valores e/ou descrições claras dos resultados do estudo. Não serão aceitos resumos com frases como: “os resultados serão apresentados ...” ou “foram encontradas diferenças...” sem apresentar nenhuma evidência; f- Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto; g- Referências Bibliográficas: de acordo com as normas da ABNT; h- Palavras-chave: destacar de três a cinco palavras-chave no final (modelo em anexo).

ENVIO DO RESUMO:

- O trabalho deverá ser enviado unicamente via e-mail: 1congressoamazonico@gmail.com. Junto ao mesmo deve ser destacado qual eixo temático o tema do resumo está voltado.

- O cadastro obrigatório deve ser do primeiro autor do trabalho, nunca do coautor, pois os dados do cadastro no e-mail serão usados para a emissão de certificados e crachá (evitando também problemas de envio de correspondência).

- Certifique-se que o arquivo está anexado, que o primeiro autor do trabalho é o que foi cadastrado com os dados e aguarde o e-mail de confirmação de envio e anote o número de IDENTIFICAÇÃO, ele é obrigatório para o acesso às informações sobre seu trabalho em qualquer comunicação posterior.

- Não serão aceitos trabalhos enviados fora do período de submissão.

- Após um período máximo de 24h (um dia), o 1° autor deverá se inscrever no CONGRESSO, garantindo automaticamente a avaliação do trabalho e caso aprovado a publicação nos Anais do II CONGRESSO AMAZÔNICO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

- Trabalho que seu 1º autor não estiver inscrito no evento não será publicado nem apresentado.

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:

- Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições: trabalho enviado fora do prazo, fora do padrão especificado, com formatação inadequada, mais de dois trabalhos como 1º autor, trabalhos do tipo: revisão de literatura, propostas de projeto de pesquisa, com metodologia e/ou análise estatística ausentes ou inadequadas, apresentação insuficiente de resultados, trabalhos não relacionados com a temática do evento, estudos de caso ou relatos de experiência não adequadamente justificados ou sem apresentação de resultados

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão realizadas do dia 01 de abril à 06 de junho no Campus XII – Santarém da Universidade do Estado do Pará, localizada na Avenida Plácido de Castro, 1399, Bairro Aparecida, CEP: 68040-090, Santarém – Pará. Caso necessário pode ser solicitado o envio da ficha de cadastro via e-mail. E a mesma deverá ser encaminhada via e-mail ou fax (93) 3523-5118.

EIXOS TEMÁTICOS:

1. Educação e cultura;

2. Saúde e meio ambiente;

3. Bioética e educação

4. Doenças tropicais e infectologia;

5. Epidemiologia e saúde coletiva;

6. Fisioterapia e reabilitação;

7. Esporte e lazer.

AVISOS:

- Resumos aceitos e sem pagamento não serão avaliados para serem publicados nos anais do evento.

- A taxa de inscrição não será devolvida mesmo que o trabalho não seja apresentado.

- Os certificados serão impressos com as informações preenchidas no cadastro e será emitido um único certificado por trabalho contendo autores e coautores na forma e sequência digitadas no momento do cadastramento. Evite problemas conferindo seu cadastro antes de confirmar.

FAVOR PREENCHER O CADASTRO NA INTERNET OBRIGATORIAMENTE COM OS DADOS DO PRIMEIRO AUTOR DO TRABALHO

ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÃO NO TEXTO:

- O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra maiúscula, seguida do ano da publicação, como no exemplo: Macedo (2008); Macedo e Fontes (2007); Macedo, Fontes e Silva (2010), quando houver mais de quatro (4) autores: Macedo et al. (2007).

- Para citação onde o nome do autor e ano estejam entre parênteses, deverão ser separados por vírgula, em letras maiúsculas como no exemplo: (MACEDO, 2007). Entre autores e obras utiliza-se o ponto e vírgula para separá-los, exemplo: (MACEDO; FONTES, 2007; SILVA, 2010), e quando a citação contiver mais de três autores (MACEDO et al., 2000).

- Citações DIRETAS com até três (3) linhas devem permanecer com a mesma fonte do texto, com a citação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada, como no exemplo: (MACHADO, 2007, p. 58).

- Citações DIRETAS com mais de três (3) linhas deve ser recuadas (4 cm), em letra número 9 e com espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:

O significado preciso que a prática esportiva tem para o indivíduo está ainda para ser determinado e, talvez, jamais se poderá compreendê-lo em toda a sua complexidade. Além disso, deve-se considerar, também, toda a personalidade atlética que está em causa, assim como a resposta a diferentes e complexas necessidades conjuntas com suas opostas e desiguais e, em alguns casos, obscuras funções, que o esporte pode preencher. Junte-se ainda a influência determinante do meio em que o jogo tem lugar e, em relevância, os espectadores que o assistem. (MACHADO et al , 2008, p. 227).

- Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numeradas em algarismos arábicos, legendados e incluídos no texto.

- Fotos, figuras e gráficos deverão vir em formato JPEG com resolução mínima de 300 dpi.

ORIENTAÇÕES PARA AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- As referências, contendo somente os autores citados no trabalho, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho. Citar todos os autores do trabalho, não citar “et al.”.

- Não deve haver recuo na primeira linha

Exemplos:

Livro
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. 1.ed. Jundiaí: Fontoura, 2004.

Capítulo de Livro
BECKER JUNIOR, B.; TELÖKEN, E. A criança no esporte. In: MACHADO, A.A. Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura, 2008. p. 17-34.

Monografia/Dissertação/Tese
MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 1996, 90f. Monografia (Graduação em Educação Física). Universidade do Estado do Pará, Santarém.

MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 1996, 90f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 1996, 190f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Artigos de Periódicos
MACHADO, A.A.; REBUSTINI, F.; GOMES, R. A.; AMANDIO, J. C. A.; GOUVÊA, F. C. Alterações dos estados emocionais: relação da faixa etária com as funções esportivas na perspectiva da psicologia do esporte. Revistas de Saúde Pública, v.6 n.2, p. 39-46, 2007.

Artigos de meio eletrônico
REBUSTINI, F. SILVA, A.B. CALABRESI, C.A.M; MACHADO, A.A. Efeito imediato de duas intensidades de treinamento sobre os estados de humor em jovens voleibolistas do sexo feminino. Lectures Educación Física y Deportes, v. 10, n. 80, 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com Acesso em: 25 set. 2005.

Anais de Eventos
SANTOS, C. V. dos; SILVA, C. D.; CARDOSO, R.; RUBIO, V. H.; OLIVEIRA, L. C. Políticas públicas e esporte: fatores que levam jovens adolescentes de 10 a 14 anos a participarem do instituto esporte & educação. 11º Congresso Paulista de Educação Física. In: Anais..., Jundiaí, ISSN 1981-4305, p.

Download das normas:





 

V ENCONTRO BUTANTAN AMAZÔNIA

Patrimônio Natural da Amazônia no Ano da Biodiversidade


O V Encontro Butantan na Amazônia vai acontecer em Santarém e Belterra, no período de 4 a 15 de outubro de 2010. No Encontro serão realizados os estudos de campo, atividades em biodiversidade de serpentes, aranhas e escorpiões. O tema central será “Patrimônio Natural da Amazônia no ano da Biodiversidade”.


Os Encontros Butantan Amazônia iniciaram em 2006, aqui no município de Santarém. Na sua 5º edição, a abertura oficial acontecerá no dia 4 de outubro na UEPA, às 14h, sendo direcionado para estudantes e profissionais da área de Biologia, Veterinária, Medicina, Enfermagem e Meio Ambiente. “O evento tem a preocupação em estender as discussões para conhecimento das comunidades através de oficinas com estudantes e professores do ensino fundamental e médio, agentes de saúde e lideranças comunitárias”, explica Giuseppe Puorto, coordenador do evento e pesquisador do Instituto Butantan.

O Encontro é organizado pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e conta com o apoio das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade do Estado do Para (UEPA), Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura de Belterra, INCCTOx, CNPq, FAPESP e Fundação Butantan.

As inscrições para os workshop’s e os simpósios são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail: butantanamazonia@butantan.gov.br

PERÍODO: 04/10/2010 a 15/10/2010
LOCAL: Santarém e Belterra – PA
ORGANIZAÇÃO: Instituto Butantan, São Paulo; Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) – Santarém; UFOPA – Santarém; UEPA - Santarém e Prefeitura Municipal de Santarém e Belterra.


PROGRAMAÇÃO GERAL

WORKSHOP
TOXINAS ANIMAIS: PATRIMÔNIO NATURAL PARA INOVAÇÃO FARMACÊUTICA


Período: de 04 a 08/10
Local: UFOPA
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia – UFOPA e Programa de Pós-Graduação em Toxinologia - Instituto Butantan
Público alvo: alunos do PPGRNA ou alunos especiais e aberto a docentes e profissionais das áreas de Ciências Biológicas e Biomédicas
50 vagas

04/10 manhã:
História natural de animais venenosos e bioprospecção de secreções de anfíbios
Prof. Carlos Jared – Instituto Butantan

05/10 manhã:
Análises globais (ômicas) para bioprospecção de toxinas de venenos Prof. Inácio L. Junqueira de Azevedo – Instituto Butantan

06/10 manhã:
Toxinas de animais aquáticos com potencial terapêutico e biotecnológico
Prof. Joacir Stolarz de Oliveira – UFOPA

07/10 manhã:
Toxinas e desenvolvimento de fármacos
Profa. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi – Instituto Butantan

08/10 manhã:
Toxinas de artrópodes com possíveis usos terapêuticos e biotecnológicos Profa. Maria Elena Lima – UFMG

11/10 manhã e tarde:
Avaliação geral
Profas. Ana Moura, Norma Yamanouye e Rosa Mourão

SIMPÓSIO 1
JORNADA DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E DOENÇAS TROPICAIS DE SANTARÉM, PARÁ

Período: de 04 a 08/10
Local: UEPA
Horário: 14:00 -18:00
Público alvo: Profissionais e Acadêmicos de Medicina e Enfermagem
100 vagas

04/10/2010
14:00 - 14:40
ABERTURA: Dr. Mercadante, Secretário de Saúde de Santarém, Dr. Moacir Boreli, Dra. Mariana Quiroga

14:40 - 15:20
NUMETROP: 10 anos de atividades em Santarém
Palestrante: Paulo Abati
Instituição: NUMETROP

15:20 - 16:00
Ensino Médico na Amazônia
Palestrante: Moacir Boreli
Instituição: UEPA

16:00- 16:20
Intervalo

16:20-17:00
Leishmaniose Tegumentar Americana
Palestrante: Amanda Lara
Instituição: NUMETROP

17:00 - 17:40
Interiorização do Médico: experiência do Projeto Saúde e Alegria
Palestrante: Fabio Tozzi
Instituição: Projeto Saúde e Alegria

05/10/10
14:00 - 14:40
Serpentes de Importância Médica
Palestrante: Giuseppe Puorto
Instituição: Instituto Butantan

14:40 - 15:20
Atendimento às vítimas de acidentes por animais peçonhentos na atenção básica
Palestrante: Frederico Neves
Instituição: UEPA e SEMSA – PSF Alter do Chão

15:20 -16:00
Insuficiência Renal Aguda em Doenças Tropicais
Palestrante: Rodrigo Rodrigues
Instituição: UEPA e Hospital Municipal de Santarém

16:00- 16:20
Intervalo

16:20-17:00
Acidentes por Animais Aquáticos
Palestrante: Pedro P. Pardal
Instituição: UFPA

17:00- 17:40
Saúde e Meio Ambiente na Amazônia
Palestrante: Bernardo Cardoso
Instituição: Núcleo de Medicina Tropical UFPA

06/10/10
14:00 -14:40
Escorpiões de importância médica
Palestrante: Denise Maria Candido
Instituição: Instituto Butantã

14:40- 15:20
Acidente Escorpiônico
Palestrante: Mariana Quiroga
Instituição: NUMETROP

15:20 -16:00
Doença de Chagas
Palestrante: Noemia Barbosa
Instituição: DMIP- FMUSP

16:00- 16:20
Intervalo

16:20-17:00
Micoses Profundas na Amazônia
Palestrante: Maria Aparecida Shikanai-Yasuda
Instituição: DMIP- FMUSP - Presidente da SBMT

17:00- 17:40
Toxinas, Entropia e Imunidade
Palestrante: Osvaldo Augusto Sant’Anna
Instituição: Instituto Butantan / INCTTOX

07/10/10
14:00 -14:40
Infecções de Veiculação Hídrica
Palestrante: Ronaldo Gryschek
Instituição: DMIP-FMUSP

14:40- 15:20
Atenção a saúde dos viajantes: destino Amazônia
Palestrante: Tania Chaves
Instituição: IIER e DMIP-FMUSP

15:20 -16:00
Infecção pelo HTLV
Palestrante: Aluisio Segurado
Instituição: DMIP-FMUSP

16:00- 16:20
Intervalo

16:20-17:00
O Programa de Aids na Angola
Palestrante: Pasesa Quispe
Instituição: NUMETROP

17:00- 17:40
Atividades do INCTTOX em Santarém
Palestrante: Ana Moura da Silva
Instituição: Instituto Butantan

08/10/10
14:00 -14:40
Implementação do Programa DST, Aids e Hepatites em Santarém
Palestrante: Osmarina Pires
Instituição: SAE Santarém

14:40- 15:20
Programa Nacional de Imunizações
Palestrante: Ana Marli Sartori
Instituição: DMIP- FMUSP

15:20 -16:00
Malária na Amazônia
Palestrante: Marcos Boulos
Instituição: DMIP- FMUSP - Diretor da Faculdade de Medicina da USP

16:00- 16:20
Intervalo

16:20-17:00
Atualizações em Hepatite B
Palestrante: Marcelo Simão Ferreira
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia - Presidente da SBI

17:00- 17:40
Transmissão Vertical: HIV, Sifílis e Toxoplasmose
Palestrante: Maria Ivete Boulos
Instituição: DMIP-FMUSP


SIMPÓSIO 2
JÓIAS EM CRISE: AÇÕES HUMANAS E A BIODIVERSIDADE AMEAÇADA
HOMENAGEM AO JUBILEU DE PRATA DA FIT

Período: 04 a 08/10/2010 e 13 e 14 de outubro de 2010
Local: auditório e laboratório da FIT
Horário: Início as 9:00h
Público alvo: Profissionais e Acadêmicos de Biologia
50 vagas

04 a 08/10/2010
09:00 – 16:00
Darci Moraes Barros-Battesti – Laboratório de Parasitologia - IB - Carrapatos de importância médico veterinária

Palestras:
- Aspectos morfofisiológicos de carrapatos das famílias Argasidae e Ixodidae
- Identificação das principais espécies, com ênfase em carrapatos da família Ixodidae
- Biologia, Fisiologia e Importância médico-veterinária
- Epidemiologia das doenças causadas por agentes transmitidos por carrapatos, com ênfase em Febre Maculosa.
- Avanços e perspectivas nas pesquisas com carrapatos no Brasil

13/10/2010
9:00 – 12.00
O delicado mundo dos anfíbios
Carlos Jared – Laboratório de Biologia Celular - IB

Palestras:
- Biologia dos Anfíbios;
- Adaptações ao ambiente terrestre;
- Os anfíbios e seus venenos.

14/10/2010
9:00 – 12.00
Entomologia médica com ênfase em insetos venenosos
Roberto P. Moraes – Laboratório de Parasitologia - IB

Palestras:
- Entomologia Médica: insetos venenosos
- Lonomia obliqua: uma lagarta que mata;
- Coleta, catalogação e conservação de insetos de interesse em saúde pública.

15/10/2010
9:00 – 12.00
Participação especial:
Giuseppe Puorto – Museu Biológico – IB
Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente

SIMPÓSIO 3
PATRIMÔNIO NATURAL DA AMAZÔNIA: DO QUE SE TRATA?

Período: 9 a 11 de outubro de 2010
Local: Belterra/PA
Horário: 14:00 as 20:00 hs



UEPA inicia a divulgação do VI FORPEEXP
O FORPEEXP, maior evento promovido pela UEPA, disponibilizará cerca de 1.500 vagas para a comunidade acadêmica interessada na discussão de temas como Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Estado do Pará.

Apresentação

No período de 04 a 06 de novembro de 2010 a Universidade do Estado do Pará (UEPA) promoverá o VI Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação (VI FORPEEXP), tendo como tema Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Estado do Pará. Ao longo de suas cinco edições, o FORPEEXP contribuiu para promover a socialização de diferentes saberes, seja no campo científico, pedagógico, social ou cultural.

Em sua sexta edição, que será realizada nas instalações do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA, o VI FORPEEXP congregará Professores, Pesquisadores, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, além de Técnicos-Administrativos, em torno de diferentes temáticas relevantes para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento sustentável do Estado do Pará. A programação é composta por palestras, conferências, mesas-redondas, comunicações orais e sessões de pôsteres.

O evento reunirá um público-alvo de 1.500 pessoas e a Comissão Organizadora convida a comunidade dos 20 campi da UEPA (5 campi na cidade de Belém e 15 campi no interior do Estado do Pará ) e a comunidade externa para participar do VI FORPEEXP.

Comissão Executiva


•Marília Brasil Xavier - Presidente do VI FORPEEXP

•Jofre José Jacob - Coordenador Geral do VI FORPEEXP

•Altem Nascimento Pontes - Coordenador da Comissão Científica

•Sanny Helena Valente de Oliveira Alberio - Coordenadora da Comissão de Pesquisa

•Douglas Rodrigues - Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

•Oneli de Fátima Teixeira - Coordenadora da Comissão de Ensino

•Mariane Franco - Coordenadora da Comissão de Extensão

•Cleá Nazaré Carneiro Bichara - Coordenadora de Logística

•Marcos Paulo da Silva - Secretaria Executiva, Científica e Administrativa

Comissão Científica

•Altem Nascimento Pontes - Coordenador: CCSE

•Divaldo Martins de Souza - CCBS

Comissão de Pesquisa

•Sanny Helena Valente de Oliveira Alberio - Coordenadora: PROPESP

•Emmanuel Cunha - CCSE

•Fabíola Raquel Tenório - CCBS

•Margareth Moitá Sá - CCBS

•Suezilde Amaral - CCNT

Comissão de Pós-Graduação

•Douglas Rodrigues - Coordenador: PROPESP

•Fábio Alves - CCSE

•Gleyce Caren Abdon Alves - CCNT

•Margareth Moitá Sá - CCBS

Comissão de Ensino

•Oneli de Fátima Teixeira - Coordenadora: PROGRAD

•Alessandra Begot - CCBS

•Eliane Coutinho - CCNT

•Rosilene Quaresma - CCSE

•Sandra Baía - CCBS
Comissão de Extensão

•Mariane Franco - Coordenadora: PROEX

•Cláudio Trindade - CCSE

•Simone de La Rocque - CCBS

•Verônica de Menezes Nascimento - CCNT

Comissão de Logística

•Cleá Nazaré Carneiro Bichara - Coordenadora: Diretoria de Eventos

•Ericka Gonçalves Pinto - ASCOM

Inscrição


•Período de inscrição, com envio de trabalho, da comunidade da UEPA: 02 de agosto a 05 de setembro.

•Período de inscrição, sem envio de trabalho, da comunidade da UEPA: 06 de setembro até o término das vagas disponibilizadas.

•Período de inscrição da comunidade externa à UEPA: 04 de outubro até o término das vagas disponibilizadas.

•Data da realização do VI FORPEEXP: 04 a 06 de novembro.
 
Normas para Trabalhos


Os trabalhos submetidos ao V FORPEEXP serão avaliados pela Comissão Científica. A comissão terá autonomia para aceitar ou recusar o trabalho, não cabendo recurso.

As áreas temáticas para submissão de trabalho são:

Aproveitamento Sustentável de Recursos Naturais da Biodiversidade Amazônica;
Arranjos Produtivos prioritários no Estado do Pará – flores; frutas; jóias e artesanato; mineral; madeira e móveis; pecuária; pesca e aqüicultura;
Binômio Saúde / Doença na Amazônia;
Competitividade em Redes e Cadeias;
Cultura e Saberes na Amazônia;
Estudos Interdisciplinares em Educação, Saúde, Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente.
Formação de Educadores e Tecnologias da Educação;
Motricidade Humana, Esportes e Lazer;
Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia;
Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares;
Políticas, Sistemas e Serviços de Saúde;
Processos e Procedimentos Experimentais em Ciências Biológicas e da Saúde;

Todos os trabalhos aceitos serão publicados em um CD e serão apresentados no V FORPEEXP por meio de pôsteres.

Após a submissão do trabalho ao VI FORPEEXP, o resultado da avaliação poderá ser consultado na página "Módulo dos Inscritos".•O prazo para submissão de trabalhos será de 02 de agosto a 05 de setembro de 2010. Os trabalhos submetidos após esta data não serão considerados.• O candidato inscrito poderá submeter quantos trabalhos lhe convir, ao VI FORPEEXP.• Serão consideradas somente contribuições inéditas ao VI FORPEEXP, sendo vedado ao autor submeter trabalho já divulgado ou em fase de planejamento.

O trabalho deverá ser composto de Título; Autor(es), com e-mail; Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão; Conclusões; Agradecimentos e Palavras-chave.

O título deve ser claro, conciso, centralizado, deve ser escrito em letras maiúsculas e possuir até 400 caracteres, incluindo os espaços.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser escrito(s) por extenso, sem abreviação e, em seguida, inserir o e-mail do primeiro autor.•O itens Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Conclusões devem possuir até 1300 caracteres, incluindo os espaços.

Os Agradecimentos deverão conter até 500 caracteres, incluindo os espaços.

O trabalho deverá conter 3 (três) Palavras-chave.

O trabalho NÃO deve apresentar tabelas, figuras, fotografias, desenhos, gráficos ou quadros.

As citações devem seguir as normas da ABNT em vigor.
 
Submissão de Trabalhos


A submissão de trabalhos ao VI FORPEEXP ocorrerá no período de 02 de agosto a 05 de setembro de 2010. Para tanto, o autor deverá fazer sua inscrição e, em seguida, utilizar seu login e senha para acessar esta página e submeter seu resumo.




Lançado edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Apresentação das propostas deverão ser feitas através de formulário eletrônico no Sistema PIBICJR (www.fapespa.pa.gov.br/pibicj) até o dia 20 de junho.



A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu inscrições para os programas de bolsas de Iniciação Científica Júnior, para a capital e interior.
Trata-se e um programa de iniciação científica para alunos (bolsistas) do ensino fundamental, médio e de educação profissional da rede pública e privada de ensino do Estado do Pará. A universidade convida pesquisadores e professores do ensino superior da rede pública interessados em apresentar propostas, nos termos estabelecidos no edital, para obtenção de apoio financeiro através de concessão de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Serão disponibilizadas 100 bolsas, sendo 30% destinadas para estudantes residentes no interior do Estado e 70% para os que estudam na capital, exclusivamente para projetos desenvolvidos no Planetário do Pará. Destes 70%, 20% serão disponibilizados para estudantes da rede privada.
Apresentação das propostas deverão ser feitas através de formulário eletrônico no Sistema PIBICJR, www.fapespa.pa.gov.br/pibicjr, até o dia 20 de junho de 2010, à meia-noite.

Veja aqui o Edital.


MEC aprova programa e projetos da Uepa
Os trabalhos selecionados são do CCNT e do CCBS. Com a aprovação, a Extensão da Universidade receberá um investimento de R$ 217.065,00.

Ministério da Educação (MEC) aprovou pela primeira vez um programa e dois projetos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na chamada do edital do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) 2010.

Os projetos são provenientes do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e o programa do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Com isso, um dos tripés da Uepa, a extensão, receberá investimento de R$ 217.065,00.
 O PROEXT é um instrumento do MEC que reúne programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que possam fortalecer a área de extensão no âmbito das instituições federais e estaduais de ensino superior.
Segundo a pró-reitora de Extensão da Uepa, Mariane Franco, a aprovação dos programas demonstra o crescimento da Universidade no cenário nacional. “A Uepa está em franco crescimento com a graduação, pós-graduação e agora, na extensão. A equipe, em especial os professores e coordenadores de centro, lutaram para alcançar esse resultado positivo”, ressalta.
Mariane conta que, prova do reconhecimento da Uepa, nacionalmente, é a participação da Universidade, como a única do norte do país, no Observatório Nacional Contra a Violência, também do MEC.
Veja os programas e projetos da Uepa aprovados:

Programa de Prevenção às doenças e aos agravos não-transmissíveis (DANT) em crianças, adolescentes e seus responsáveis em municípios do Estado do Pará.
- Valor: R$ 120.000,00
- Período de execução: janeiro a dezembro de 2011
- Coordenadora: Maria Florinda Penna de Carvalho (docente)
- Linha temática: Promoção da Saúde
- Centro: CCBS

Projeto Pratinha no município de Belém: Práticas para avaliação ambiental das obras de saneamento em esgotamento sanitário (Programa de Ação Social em Saneamento – PROSEG)
- Valor: R$ 48.133,50
- Período de execução: fevereiro a dezembro de 2011
- Coordenadora: Ana Júlia Soares Barbosa (docente)
- Linha temática: Desenvolvimento Urbano
- Centro: CCNT

Projeto Qualidade ambiental e planejamento urbano na busca da minimização dos impactos sócio-ambientais na região metropolitana de Belém
- Valor: R$ 48.931,50
- Período de execução: fevereiro a dezembro de 2011
- Coordenadora: Eliana de Castro Coutinho
- Linha temática: Desenvolvimento Urbano
- Centro: CCNT
- Total de recursos da chamada da Uepa: R$ 217.065,00


Divulgada relação de trabalhos aprovados para o Campus Avançado
Dos 105 trabalhos inscritos, apenas 62 foram selecionados, sendo 20 da capital e 41 do interior. As atividades dos projetos estão previstas para o segundo semestre.

Notícias UEPA
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará (Proex/Uepa) divulgou na tarde desta terça-feira, dia 01 de junho, a relação dos projetos aprovados na chamada 2010 do Programa Campus Avançado.

Dos 105 trabalhos inscritos, apenas 62 foram selecionados, sendo 20 da capital e 41 do interior. A novidade deste ano é a grande participação dos núcleos do interior, como os de Redenção, Cametá, Marabá, Barcarena, Castanhal, Moju, Igarapé Açu, São Miguel do Guamá, Paragominas, Santarém, Tucuruí, Altamira e Conceição do Araguaia.
As atividades dos projetos executados em Belém estão previstas para iniciarem no período de 05 a 09 de julho e de 12 a 16 de julho. No interior, as ações serão desenvolvidas entre os dias 13 e 17 de setembro.
Mais informações no site www.uepa.br/proex.

As inscrições vão até o dia 24 de junho. Ao todo, serão 75 bolsas ofertadas pelo programa, sendo 35 para o CNPQ e 40 pela FAPESPA.


  
Notícias UEPA
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (Propesp/Uepa) está com as inscrições abertas para os pesquisadores interessados em apresentar propostas de projetos de pesquisa para obtenção de financiamento pelo programa de bolsas de iniciação científica (PIBIC/Uepa).
As bolsas do PIBIC/CNPq deverão ser concedidas aos pesquisadores que atenderem aos termos do edital. O Programa concederá 35 bolsas aos alunos regularmente matriculados, que estão freqüentando cursos de graduação e apresentem bom desempenho acadêmico expresso no histórico escolar, com aprovação na série ou semestre anterior ao edital, e que não sejam concluintes dos mesmos até a vigência final de bolsa.
O aluno bolsista não terá qualquer vínculo empregatício e irar dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, com carga horária de até 20 horas disponível para desenvolver as atividades do projeto.
Ao final da vigência da bolsa o aluno deverá apresentar um relatório final de pesquisa com toda a produção vinculada ao projeto, como também apresentar resumo dos resultados no final da pesquisa, sob forma de apresentação oral em Seminário de Iniciação Científica, e/ou durante o Fórum de pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do estado do Pará - FORPEEXP.

CRONOGRAMA:

a) Inscrições: 24 de maio de 2010 a 24 de junho de 2010 às 14:00h;
b) Avaliação: 25 de junho de 2010 a 25 de julho de 2010;
c) Divulgação: a partir de 30 de agosto de 2010;

Informações e formulário para inscrição:
Edital Nº 038/2010, clique aqui.
Formulário, clique aqui.

Já para as inscrições das bolsas do PIBIC/Fapespa serão concedida aos pesquisadores que atenderem aos termos dos edital. O Programa concederá 40 bolsas aos alunos da Universidade do Estado do Pará que estão freqüentando cursos de graduação, vinculados aos grupos de pesquisa da UEPA cadastrados e certificados no diretório 5.0 do CNPq, tendo como finalidade ampliar a oportunidade de formação técnico-científico aos alunos através de suas inserções em atividades de pesquisa nas áreas de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, de acordo com as prerrogativas estabelecidas neste edital.
Está disponivel no site da Propesp o link de acesso direto ao SIGFAPESPA, onde o pesquisador interessado em apresentar propostas de projetos de pesquisa para obtenção de financiamento de bolsas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UEPA/FAPESPA, conforme o Edital nº 036/2009, deverá fazer seu cadastro ou atualizar o mesmo.

CRONOGRAMA:

a) Inscrições: 24 de maio de 2010 a 24 de junho de 2010 às 18:00h;
b) Avaliação: 25 de junho de 2010 a 24 de julho de 2010;
c) Divulgação: a partir de 30 de agosto de 2010;

Informações:
Edital Nº 036/2010, clique aqui !


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